
Apesar do notável amadurecimento técnico e estético e do expressivo crescimento de produções a partir de 1995 – a denominada Retomada do Cinema Brasileiro – os brasileiros, seja por questões geográficas ou econômicas, não têm tido acesso a essas obras. Estatísticas demonstram que 92% dos municípios brasileiros não possuem sala de cinema.
No ano de 2002, o circuito exibidor de cinema teve apenas 8% de suas telas ocupadas por produções nacionais. A absoluta maioria dos lançamentos comerciais só alcançam as áreas centrais dos grandes eixos urbanos do sudeste e do sul do país, contando ainda com poucos dias de permanência nas salas de cinema. Isto resulta na exclusão da maior parte da população brasileira do acesso aos seus bens artísticos, contribuindo ainda com a formação de uma sociedade balizada por imaginários contendo referências, valores e desejos exógenos.
Desafiados por esta constatação e visando criar uma alternativa eficaz para a difusão de filmes brasileiros ao viabilizar a formação de platéias, o fomento de debates e aumento do raio de alcance das obras produzidas, em maio de 2000, já sob o patrocínio da Petrobras, o Cinema em Movimento incorpora ao seu nome a logomarca da estatal viabilizando os recursos necessários para implantar suas ações em centenas de universidades e comunidades do país através de seus circuitos de exibição.
Lembrando ainda que, após a exibição na Casa Brasil Unidade Santana, os filmes estarão disponíveis para serem exibidos nos bairros, praças, escolas, centros comunitários, etc, de tododo o município de Santana. Para tanto, basta a comunidade oficializar o pedido de exibição dos referidos filmes junto a Coordenação da Casa Brasil, que a mesma irá com o seu equipamento levar o cinema para todos gratuitamente.
olá .. .
ResponderExcluirsou monitor de informatica da minha cidade.
gostaria de saber komo ampliar o CINEMA na minha UNidade.
desde ja obrigado
donnie_allison@hotmail.com