Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de março de 2011

VEM AÍ O I FESTIVAL DE LADRÃO DE MARABAIXO


A observação dos eventos de Marabaixo, nossa maior manifestação cultural, principalmente no mês de abril, quando as comunidades dos Bairros do Laguinho, Favela e zona rural do município de Macapá realizam a Festa da Santíssima Trindade, Divino Espírito Santo e outros, nos leva a comprovar que uma das características marcante do ritual está desaparecendo, o “ladrão”.

O “ladrão”, é o verso cantado ao som dos tambores ou caixas de Marabaixo, assim chamado por roubar a privacidade e o sentimento dos integrantes da comunidade ou fato relevante ocorrido naquele determinado momento, formando assim, uma importante coletânea de registros históricos, cantados, através dos ciclos da manifestação.

A proposta de realização do FESTIVAL DE LADRÃO DE MARABAIXO é resgatar tão importante característica histórica e cultural de nosso povo. Daí, a Confraria Tucuju, através de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, vem realizar o mesmo.

Atuando desta maneira, acreditamos estar intervindo de forma positiva no processo de (re)conhecimento das coisas e acontecimentos locais.

Além de, com a produção e distribuição de um DVD do Festival, estaremos estimularmos o retorno do improviso nas rodas de Marabaixo e estimulando o aparecimento de novos talentos no interior dessas manifestações e assim contribuindo para o processo de fortalecimento e valorização da cultura e turismo amapaense.

Macapá/ Ap., 04 de março de 2011.
Telma Costa Zezinho Duarte
CONFRARIA TUCUJU COMISSÃO ORG. DO FESTIVAL
PRESIDENTE PRODUTOR CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário