Powered By Blogger

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cinema na Baixada!



Considerada uma das áreas de baixadas de maior densidade demográfica do Estado do Amapá, a Baixada do Ambrósio, localizada na Área Portuária do Município de Santana, onde se estima que nela residam mais de quatro mil pessoas, recebeu no último final de semana, por meio da Casa Brasil Unidade Santana o Projeto Cinema BR em Movimento, o qual tem por objetivo colaborar com a reversão dos indicadores negativos de exclusão cultural observados nas áreas de distribuição e acesso da população brasileira aos seus bens audiovisuais.

Para quem conhece a Baixada do Ambrósio, sabe dos vários problemas que os moradores têm que enfrentar no seu dia-a-dia, violência, criminalidade, tráfico de drogas, prostituição infantil e carências de serviços públicos de toda ordem, tais como: falta de água tratada, Luz elétrica, recolhimento de lixo inexistente, saneamento básico se quer existe, e o que é pior, não existe espaços para o desenvolvimento de cultura e lazer.

Podemos dizer que a baixada do Ambrósio é uma espécie de “cidade-clandestina” convivendo paralelamente dentro da cidade oficial sede do município. Considero que o poder público estadual e municipal tem uma enorme divida social para com os seus moradores, pois lá o cidadão está totalmente abandonado, desassistido, não tem acesso a vários serviços públicos básicos e essenciais, mesmo morando no segundo maior município do Estado do Amapá, em pleno século 21, isso é inadmissível.

Por isso, considero importante o trabalho humilde que os bolsistas da Casa Brasil Unidade Santana, por meio do Ponto de Cultura Materializando Sonhos/Videoteca Itinerante estão desenvolvendo dentro da baixada com a exibição de filmes para as crianças e jovens que lá moram. A importância que esse trabalho tem para essas crianças é fundamental para que os mesmos saiam da condição de excluídos dos bens cultural-audiovisuais.
Mas não é só isso, essa iniciativa pode se converter numa importante ferramenta contra o risco social que essas crianças e adolescentes estão expostos por consequência dessa exclusão social desassistida.


Vejo que a importância dessa iniciativa, está na promoção de uma espécie de reparação social – utilizando um termo muito comum no movimento social brasileiro hoje – que diz respeito a inclusão social desses cidadãos. Está ainda, numa possível conscientização por parte da sociedade como um todo, bem como, ela pode chamar a atenção do poder público para os aspectos excludentes que essas pessoas vivenciam no seu quotidiano. Buscando assim, construir de fato uma forma de resgate do exercício pleno da cidadania.


Muitas vezes, os problemas da violência e criminalidade que essas crianças e adolescentes estão expostos, tem como fatores de risco a ausência de conhecimento e informação, que vai criar uma espécie de invisibilidade humana, o que torna tênue a existência da vida, tornando por vez descartáveis a vida humana.


Como a cultura tem sido, historicamente, um importante instrumento de reprodução de conhecimento e informação, acredito que por meio da arte do cinema, iniciativas dessa natureza podem contribuir para a formação de crianças e adolescentes mais humanos, pois, essa arte de forma lúdica e crítica pode aguçar a força do espírito humano que existe dentro de cada um, contra a violação dos direitos humanos e principalmente contra toda e qualquer forma de injustiças sociais. Podendo com isso, torná-los futuros catalisadores de movimentos revolucionários, lutas, resistências, mobilizações de toda comunidade para uma mudança social, com o objetivo da construção de um caminho que seja libertário e que garanta no presente e no futuro a melhoria da qualidade de vida para todos que lá habitam.

Um comentário:

  1. Isso é a verdade politica publica cultural. Parabéns. Outros municípios devem ter como exemplo.

    ResponderExcluir