Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Uma homenagem ao Dia Mundial do Compositor!

________________________________________

Hoje, quinta-feira, 15 de janeiro, comemora-se o Dia Mundial do Compositor. O compositor é aquela pessoa que nem sempre interpreta, mas constrói o som que será apreciado pelos ouvidos humanos pelo mundo afora. E isso é o que faz os compositores pelo mundo todo, com suas belas composições elevam a alma e o espírito de muitos seres humanos.
Parabéns a todos os compositores do Amapá e do Brasil! Em homenagem ao Dia Mundial do Compositor, esse blog apresenta algumas considerações sobre quem é esse importante profissional da música?

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, “compositor é um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos.
Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição.
Em geral, o compositor é o autor da música e, como tal, é o detentor dos direitos autorais. Atualmente as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentor dos direitos da composição recebem royalties sempre que uma nova gravação comercial ou execução pública é realizada”.

Ainda sobre o assunto, transcrevo aqui algumas considerações que a PortoWeb (A Internet de Porto Alegre) escreveu em sua página para homenagear esse dia, a qual achei bastante oportuna e interessante para socializar com todos. Segundo eles:

“A Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos.
A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem tarefa de revelar a cultura através de suas obras. Pode ser considerado um repositório do seu universo sócio-cultural.
No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura.

A música é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecanismo das emoções. A música eleva, inspira, comove; mas também pode deprimir, agitar, conturbar. Cabe ao compositor traçar caminhos. E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética.
Heitor Villa-Lobos foi o maior compositor das Américas. Compôs cerca de 1.000 obras. Foi através dele que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país.
Outros nomes como: Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc.são talentos que enriqueceram a linguagem musical do país”.
____________________________________________________________________















Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário