Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ministério da Cultura vem ao Amapá promover oficina para interessados em participar do Prêmio Culturas Populares

_____________________________________________________________________
A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) vai promover a VI Oficina de Capacitação para interessados em participar do Prêmio Culturas Populares 2009 – Mestre Dona Izabel. Tendo como oficineira a coordenadora Geral de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica do Ministério a Cultura, Adriana Cabral, o encontro será uma oportunidade única para pessoas físicas ou grupos organizados, formal ou informal terem capacitação adequada para concorrerem ao prêmio que dará R$ 1.960.000,00 (um milhão, novecentos e sessenta mil reais) em recursos para os vencedores.

O prêmio vai contemplar 195 iniciativas com prêmios de R$ 10 mil, sendo 60 projetos de Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, 135 iniciativas de Grupos e Comunidades Tradicionais e um prêmio para a Mestra homenageada. O edital explica que a categoria Mestres ou Mestras das culturas populares são definições para pessoas físicas de grande experiência e conhecimento de saberes e fazeres populares que se dedicam à expressões populares, que tenham reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam e capacidade de transmissão de seus conhecimento. Grupos e Comunidades Tradicionais são definidos como formação de membros da comunidade, formal ou não, que estejam diretamente envolvidos com expressões culturais populares e que tenham no mínimo 3 anos de existência contados a partir da data de publicação do edital.

O sociólogo Jocivaldo Ramos, técnico da Prefeitura de Santana, parceira da oficina, explica que os projetos podem contemplar várias formas de cultura popular: religioso, que envolva ritual, danças, festejos e artes populares, mitos, histórias e até medicina, alimentação e culinária. “A oficina é muito importante para quem quer concorrer ao prêmio, aqui no Amapá temos uma variedade cultural rica e extensa, e podemos concorrer com várias delas, desde projetos que contemplem a cultura do marabaixo e batuque, até falando de pessoas tradicionais, como a Tia Chiquinha ou mostrando a nossa culinária e até a gengibirra”, diz Jocivaldo.

Outras cidades já receberam a visita dos técnicos do Ministério da Cultura, como Belém e Curuça, no Pará, Olímpia (SP) e Diamantina (MG). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto. A oficina será realizada nesta terça-feira, 25 de agosto, das 9h às 12h, na Sala de Teleconferência da Universidade Aberta do Brasil/Casa Brasil, na cidade de Santana, Estado do Amapá.

__________________________________________
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
Mais informações: 8116-6687

Nenhum comentário:

Postar um comentário