Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bibliotecas perdem espaço para avanço da internet

___________________________________________________________________
Bibliotecas estão presentes no País


Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as bibliotecas públicas são os equipamentos mais presentes nos municípios brasileiros. A Munic 2005 registrou que existem 6.545 bibliotecas localizadas em 4.726 municípios, o que dá uma relação de 1,2 biblioteca por município, índice que chegou a 97,8% em 2006.

Segundo o IBGE, seguem em importância relativa as videolocadoras (de fitas e DVDs) em 78% dos municípios, os estádios ou ginásios esportivos (77%), lojas de discos, CDs, fitas e DVDs (55%), estações de rádio FM (51%) e provedores da Internet (51%).

De 1999 a 2005, o percentual de municípios com provedores de internet passou de 15% para 46%, que representa um aumento de 206,7%. Já as lojas de discos, CDs fitas e DVDs, teatros e salas de espetáculo e estações de rádio FM tiveram um crescimento ao redor de 50% nesse período. Apesar do incremento, somente 21% dos municípios brasileiros possuem salas de teatro. Ainda nesse período, as estações de rádio AM apresentaram um crescimento relativo reduzido (10% permanecendo no patamar de 20%), bem inferior ao das rádios FM (50%).


A pesquisa constatou também um decréscimo de -11% no número de municípios com livrarias (cai de 35% dos municípios, em 1999, para 31% em 2005). O decréscimo do número de municípios com livrarias, em 2005, pode ser justificado pelo redirecionamento da distribuição de livros por diferentes formas como lojas multimídia, supermercados, bancas de jornais, distribuição pelo governo, ou seja, o ritmo da produção de livros no país não acompanha necessariamente a evolução da presença de livrarias nos municípios brasileiros.

Este equipamento cultural abre a possibilidade de um maior entendimento sobre o seu papel como veiculador de conteúdos culturais, não apenas diretamente ligados à leitura, mas a outras possibilidades de acessos mais amplos, como vídeos, Internet , cds, dvds, etc. O menor percentual de manutenção é o de teatros ou casas de espetáculos (76,8%).


Mercado on line de livros impresso se amplia

A internet é um concorrente forte das bibliotecas. Em casa, no escritório, ambiente de trabalho ou em qualquer lan-house de bairro, uma pessoa pode acessar livros através da mídia digital. O portal de pesquisa Google, por exemplo, disponibiliza a abertura de livros, total ou parcialmente, para o internauta que for cadastrado.

Para proporcionar a leitura e pesquisa de livros, o Google está fazendo um acordo com autores e editoras para disponibilizar on line livros do mundo inteiro. Todos os resultados relevantes aparecem nos pesquisa e, ao clicar em um resultado, você é direcionado para a página correspondente no livro, e ainda pode percorrer mais algumas páginas e saber onde comprar o livro ou obter emprestado.
Segundo o site do Google, por enquanto, só é possível exibir alguns trechos do texto da maioria dos livros protegidos por direitos autorais digitalizados pelo Projeto Biblioteca. Como a grande maioria desses livros está esgotada, para realmente lê-los é necessário procurar em uma biblioteca ou sebo.

O Google trabalha com três tipos de livros: os livros protegidos por direitos autorais e à venda, que as editoras ainda estão distribuindo para venda e podem ser encontrados na maioria das livrarias. Este acordo amplia o mercado on-line de livros impressos, permitindo aos autores e editoras ativar os modelos de "visualização" e "compra" que facilitam a disponibilização dos títulos na Pesquisa de Livros do Google.

Os livros esgotados são aqueles que deixaram de ser editados ou vendidos, e só podem ser adquiridos em bibliotecas ou sebos. Quando este acordo for aprovado, todos os livros esgotados que nós digitalizarmos serão disponibilizados para visualização e compra on-line, a menos que o autor ou editora opte por "desativar" o título. Para nós, será extremamente vantajoso para o mercado editorial permitir que os autores e editoras lucrem com volumes que poderiam ter sido considerados totalmente extintos do mercado.


Já os livros não protegidos por direitos autorais não afeta a exibição. Os usuários da Pesquisa de Livros do Google ainda vão poder ler, baixar e imprimir esses títulos, como fazem hoje.


Domínio público


O governo federal também disponibiliza um site na internet, em que os leitores podem fazer suas pesquisas, inclusive de obras raras e que hoje são de domínio público.


No site www.dominiopublico.gov.br, o internauta pode realizar pesquisa por palavra-chave dentro do conteúdo dos documentos disponíveis no acervo, inclusive textos de teses e dissertações e ainda pesquisa por nome do autor.


O site tem obras de texto, imagem, som e vídeo em 47 áreas do conhecimento. Alguns destaques do acervo são as obras completas de Machado de Assis, Poesia de Fernando Pessoa, Literatura Infantil em português, A Divina Comédia em português, obras de Joaquim Nabuco.


Ainda existem diversas obras de autores estrangeiros, inclusive Clássicos das literaturas gregas e romanas.
__________________________________
Tribuna do Norte Online/RN: Munic

Um comentário:

  1. Olá, Jocivaldo.
    O que há com voce? Tenho acessado o Blog e só encontro coisas antigas. Será que não estarias precisando de uma secretária executiva?
    Bonfim Salgado

    ResponderExcluir