Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

É CARNAVAL NO BRASIL!!!

_________________________________________________________________

O carnaval retém a essência da “brasilidade” armazenando a memória nacional, pois tudo que não deve ser esquecido incorpora-se ao carnaval, isto só é possível com o aparecimento do carnaval popular, revelando a aceitação das camadas inferiores como integrantes de fato e de direito, tornando possível a integração de traços culturais.

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. Assim sendo, constituindo-se como a maior manifestação da cultura popular do país, o carnaval é comemorado em todo território nacional das mais variadas formas, levando em consideração as peculiaridades das regiões e micro-regiões existentes, que produzem uma multiplicidade de sons, formas e movimentos, como as do Samba carioca, as do Frevo pernambucano e do Reisado cearense.
___________________________________________________________________________
(Foto: Blog da Alcilene - Bloco a Banda, em 1968)

Hoje o carnaval representa um complexo de elementos simbólicos que vão desde alternativa de democratização do lazer, atingindo uma parcela significativa da população urbana excluída do consumo de bens e serviços culturais pelo baixo poder aquisitivo, à utilização de modernos instrumentos de organização no gerenciamento deste importante segmento da “indústria cultural”, a qual, por envolver grandes demandas de recursos logísticos, humanos e financeiros, representa substancial relevância na economia do país, dos estados e dos municípios, movimentando produtos e serviços através do turismo e aquecimento do mercado.
____________________________________________________________________
(Foto: Blog da Alcinéa - Desfile de Boêmio do Laguinho, década de 70, na Av. FAB )

As primeiras manifestações carnavalescas de rua surgiram em nosso Estado na década de 50, trazidas pelos saudosos foliões paraenses chamados Mestre Bené, José Vagalume, Mané de Sousa, dentre outros. Os mesmos fundaram inicialmente um bloco de sujo denominado de “Bandoleiros da Orgia”, assim surgia o nosso carnaval. Anos mais tarde com o surgimento de outros blocos, surgem as primeiras escolas de samba. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Surgem as escolas de samba: Maracatu da Favela, Boêmios do Laguinho, Embaixada de Samba Cidade de Macapá e Piratas da Batucada, entre outras.
(Av. Ivaldo Veras - Sambódromo)

De forma amadora surgiram as primeiras competições entre as agremiações carnavalescas. Dentre estas batalhas podemos citar as saudosas “Batalhas de Confetes” realizadas em alguns bairros (Macapá Hotel/Bairro Central e a do Barrigudo/Bairro do Trem) da cidade de Macapá (patrocinadas pelos comerciários da época). E, posteriormente, com o crescimento de nosso carnaval e com o surgimento de novas escolas de samba, em 1963 a Prefeitura Municipal de Macapá, passou a organizar os desfiles das escolas de samba na Avenida FAB, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Por conta desse crescente avanço é criada em 29 de julho de 1987 a Liga das Escolas de Samba do Amapá (LIESA), esta teria por objetivo administrar e organizar o carnaval amapaense. Posteriormente, impulsionado por esse crescente avanço de nosso carnaval - o espaço da Avenida FAB já se tornava inadequado para a apresentação de grandes espetáculos que começava a se anunciar. Assim, em 1997 o Governo do Estado constrói o nosso Sambódromo.

2 comentários:

  1. Oi Jojoca, como estás amigo? Tô aqui acompanhando suas "teses". Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom contar um pouquinho dessa grande festa popular.

    ResponderExcluir