Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ULTIMA SEMANA: Espetáculo Teatral "O JULGAMENTO"‏

O Grupo Domo trará a cena, de 25 de março a 17 de abril, no Teatro Goldoni, a sua montagem da peça “O Julgamento”, uma tragicomédia, muitas vezes com toques de surrealismo e absurdo, que trata das mazelas do homem contemporâneo frente as estruturas complexas de sociedade e de idéias que ele mesmo constrói para si.
 
A peça se passa em um “Tribunal Popular”, um tipo de picadeiro, onde um jovem rapaz está sendo julgado por um Estado totalitário por difundir idéias sobre política e sociedade que divergem daquelas que os governantes antevêem e pretendem inalteráveis.  O tribunal é um tipo de “circus máximus”, um dramático espetáculo promovido para as massas, pelas lideranças ocultas.
 
Exploramos na cena a relação entre um Juiz autoritário (que ao mesmo tempo é o advogado e o promotor) e um réu, considerado pelo estado como ativista político e social. Os dois confrontam-se no que diz respeito às liberdades civis, as noções de ordem e justiça, os limites do poder sobre o cidadão e sobre como a sociedade sofre por alguns paradigmas criados por ela própria para controlar o ímpeto humano.
 
O espetáculo pode ser considerado uma “distopia” (antítese da “utopia”), ao projetar uma sociedade atemporal, onde os direitos humanos e civis são renegados em prol da manutenção do status quo de uma ordem autocrática.  E a partir dessa perspectiva, em um texto sagaz e um enredo surpreendente, o espetáculo mostra uma alegoria de nossa própria sociedade, sendo que o verdadeiro tribunal revelado em cena é o da nossa própria consciência.
 
Assim, muitos dos nossos conceitos pré-concebidos vão sendo exibidos em cena, dando lugar a uma reflexão mais severa sobre como admitimos, inconscientemente, certos valores. E também, quanto nossa sociedade tem ainda que caminhar para superar sua adolescência evolutiva, para nos tornarmos mais afins com o nome que recebemos: Humanos.
 
O texto, escrito e finalizado em 1999, encontra nos dias de hoje o espaço oportuno para vir à cena, num momento onde assistimos e lemos em todos os meios de comunicação as dificuldades de relação entre governos e população, crises políticas e corrupção generalizada, intolerâncias culturais e religiosas, e um tom de caos no funcionamento de leis e aplicação de princípios.
 
O espetáculo estreou em novembro de 2008 (CCB), com temporadas em novembro de 2009 (Teatro Goldoni) e abril de 2010 (Teatro SESC Garagem). Em 2010 o espetáculo foi convidado para a abertura do “V Curso de Orientação Política” da Faculdade de Direito da FACTU/Unaí. E tendo sido contemplado com o prêmio de difusão do Fundo de Arte e Cultura - FAC do GDF, terá uma nova temporada em 2011.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
Direção: André Garcia
Atores: Leudo Lima, André Garcia, Lina Borba e Tiago Medeiros
Cenografia: Leopoldo Wolf e André Garcia
Texto e Figurinos: André Garcia
Iluminação: Lina Borba
Produção: Leudo Lima e André Garcia
 
SERVIÇO
 
Local: Teatro Goldoni (Casa D’Itália), EQS 208/209 
Período: 25 de março a 17 de Abril (de sexta a domingo)
Horários: Sexta e sábados às 21 horas, domingos às 20 horas.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)*
Classificação: Indicado para maiores de 14 anos.
Informações:  leudo_lima@yahoo.com.br (Tel.: 9254-5740)
 
* Meia-entrada para estudantes, idosos, doadores de 1kg de alimento e filiados ao SINDJUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário